quarta-feira, 9 de março de 2011

0

COMO FÊNIX RENASCER É PRECISO...


PROJETO COOPERATIVA FÊNIX - LEMBRANÇAS VIVAS!

DECLARAÇÃO

Por melhor que seja o Jornalista, jamais superará nem retratará melhor a realidade de um fato, que a própria vítima!...

Nós que passamos por esta imensa catástrofe, seremos sempre a prova viva e ambulante da tragédia... Não é uma questão de orgulho, mas a triste constatação de uma realidade, vivida intensamente e que só poderá ser assimilada se pudermos externar nossos sentimentos, nossos traumas e nossa tristeza...
Não se trata da exploração da desgraça, mas uma catarse de tudo o que se encontra armazenado em nossas mentes. É como se à cada vez que contássemos o que presenciamos, o que vivenciamos e o que sofremos, conseguíssemos um pouco de paz.

NOSSO PLEITO:

Transformarmos a localidade de Campo Grande num "Memorial às Vítimas" e que em cada casa pertencente a uma família destruída, coloque-se a sua própria homenagem, com um tóten em Mosaico, feito pelos familiares ou amigos das vítimas, com a foto e nome de cada uma destas vítimas. 
Que estas vítimas recebam uma moradia digna e que possam desenvolver um trabalho para sua subsistência, tornando-se auto-sustentáveis.

Que se forme uma Cooperativa de trabalho - COOPERATIVA FÊNIX - "Lembranças vivas" - para todas estas famílias atingidas por esta enorme tragédia. para que juntas possam se confortar mutuamente e desenvolver um trabalho e que o lucro aferido por este trabalho seja dividido entre todas as famílias participantes em partes iguais.

Ensino e confecção e venda de objetos artesanais e artísticos 
Cursos de práticas Alternativas de saúde e atendimento
Plantio de mudas de Plantas Medicinais e sua utilização
Reciclagem 

Coloco-me ao inteiro dispor para dirigir este trabalho e juntas e desenvolvermos este núcleo em meu sítio sito à Estrada do Solar Renan nº 800 - Fazenda da Paz - Bairro da Posse, que foi também atingido, mas não se encontra em risco e onde poderei ensinar técnicas artesanais e alternativas e também aprender com tantas outras pessoas dotadas de experiência nas diversas artes.
Não consigo mais pensar em outro propósito, após ver tantas famílias destruídas, tantos conhecidos mortos! Não consigo mais visualizar minha casa como apenas uma moradia. Preciso dar um sentido à tudo o que estamos vivendo. 
Desde a tragédia não consigo pensar em outra coisa, não consigo trabalhar, nem me dedicar a nada mais além de ajudar meu Bairro e as pessoas que como nós passaram por este terrível trauma...
E em tudo isto, só vejo esta saída. Juntar as famílias atingidas e juntas tentarmos aplacar a nossa dor com trabalho, como uma Terapia e fonte de renda.
Desta forma, ocuparemos nossa mente e conseguiremos recuperar nossas vidas com o nosso próprio trabalho. 

Em frente ao meu sítio existe um local muito grande e sem risco de enchente ou desabamento, onde o dono já havia preparado para a construção de moradias, sei que ele concordará em repassá-lo a PMT e lá poderíamos construir muitas casas e com isto transformar o local num enorme Condomínio (tenho a sugestão de casas que ficarão prontas em pouquíssimo tempo e com Projeto da UFRJ e apoio da HOLCIM e CM-Carvalho Construtora)usando mão de obra local e gerando emprego e renda, onde as pessoas trabalhariam próximo as suas residências, unindo a atenção aos membros restantes de suas famílias e um trabalho e moradia dignos.

POSSÍVEIS PARCERIAS

PMT - Prefeitura Municipal de Teresópolis - Construção das moradias populares para as vítimas realmente comprovadas da tragédia e auxílio na aquisição dos primeiros materiais para o desenvolvimento dos cursos e da confecção dos trabalhos.
Direção e Facilitação para o desenvolvimento dos trabalhos e formação de grupos - Sonia Ramos
Moradores da Posse e Campo grande - Grupos de estudo e trabalho
Comercio Local - donativos para os cursos

CONCLUSÃO

Este é o meu pedido como moradora e vítima desta tragédia e o oferecimento de uma parceria, onde cada cidadão entrará com sua cota de participação para a reconstrução do Bairro e reablitação da cidade aos olhos do mundo.

Sei que o Governo Federal estará de pleno acordo com tal iniciativa popular e poderá nos ajudar como já vem ajudando. Não queremos ser um peso morto nem para o Município e muito menos para o Estado, queremos apenas DIGNIDADE e recuperar nossas vidas o mais rapidamente possível. E esta é a minha contribuição à cidade, o meu trabalho e a abertura das portas de minha casa para darmos inicio ao mesmo. Posso e quero iniciar esta proposta o mais rapidamente possível juntamente com uma comissão de moradores e peço a colaboração da Prefeitura Municipal de Teresópolis e o Governo do Estado para colocarmos em prática tal ideia o mais rapidamente possível.
As casas já estão autorizadas pela Presidenta Dilma Rousseff, a verba será Federal pelo que tenho lido, o espaço existe, a força de vontade idem, já que estou apresentado tal proposta, só necessitamos do apoio dos senhores.

Atenciosamente, 

Sonia Ramos

E-mail: consultora_2010@hotmail.com

Comunidade no Orkut: COMO FÊNIX RENASCER É PRECISO

Nenhum comentário:

Postar um comentário