segunda-feira, 28 de maio de 2012

2

10 anos de saudades do pequeno Giorgio Renan


Vídeo feito  por Elizabeth Metinoski, mãe do pequeno Giorgio Renan

Há 10 anos acontecia o trágico crime que vitimou o pequeno Giorgio Renan, vítima de um "menor" que nem ao menos chegou a ser punido...e à mãe do pequeno e indefeso menino só restou a dor da saudade e homenagens...

Giorgio Renan Ernlund Metynoski, 10 anos, em 27/05/02, cursava a 5ª série quando um tiro de espingarda 16 mm, a queima roupa, causou sua morte instantânea. Seu assassino: um adolescente, 14 anos, com distúrbios psicológicos , que estava sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar por causar vários problemas graves em escolas anteriores.
Foi colocado junto às crianças em sua escola sem que os pais das mesmas fossem alertados sob a periculosidade do adolescente. Embora o menor tivesse tido problemas graves na escola anterior e, inclusive, um mês antes de matar o Giorgio Renan, o Conselho Tutelar se recusou a tirá-lo da escola. E apesar de todas as evidencias, o menor foi apenas “condenado a se tratar do trauma de ter matado o Giorgio Renan”.

Elizabeth Metynoski, mãe da vítima,  fundou o movimento “Giorgio Renan por Justiça" e por mudanças no código penal, apoiando várias ONGs que lutam pelos mesmos objetivos.

Presto nesse dia, em especial, todo meu carinho e solidariedade à amiga e companheira de luta Elizabeth Metynoski a quem tenho profundo respeito, carinho e admiração. Sua força e luta nos impulsiona e nos faz acreditar que por mais que a dor se faça presente não podemos deixar de acreditar e lutar por um mundo melhor, por aqueles que ficaram e por aqueles que ainda hão de vir.
Site Oficial: Giorgio Renan por Justiça

Revisão do Código Penal Já!
Lugar de "menor assassino" é na cadeia.


2 comentários:

  1. Sandra
    Obrigada pelas belas palavras....
    gde bjo
    Elizabeth Metynoski

    ResponderExcluir
  2. Um dia conseguiremos acordar nossos governantes e mudar as leis que estão a muito ultrapassadas!!! Continue firme nesta luta!!

    ResponderExcluir