sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

0

A Justiça por Pedrinho, ainda que tardia, sendo feita


Grupo acompanha caso desde 2008
Por Jucimara Pauda

A blogueira Sandra Domingues criou o site "Justiça para Pedrinho" e desde 2008 reuniu um grupo que acompanha o caso. Ela esteve em Ribeirão Preto com o grupo UDVV (União em Defesa das Vítimas de Violência) para acompanhar uma das audiências do caso.
Sandra chegou a escrever para o Tribunal de Justiça reclamando da demora dos desembargadores para julgar a apelação feita pelo Ministério Público para mudar a tipificação do crime. Agora, ela se diz satisfeita. "Levando em conta que eles não cumprirão a pena em sua totalidade, achei a pena pequena, mas diante da condenação anterior, com a mudança da tipificação do crime e também com o aumento da pena, ainda que pouca, sinto me aliviada e a sensação é de que enfim a Justiça por Pedrinho começa a ser feita."

Juliano Gunello e Katia Marques foram condenados por tortura
      Foto: 28/08//2008 - Weber Sian / A Cidade
Casal é condenado a mais de 10 anos por morte do menino Pedrinho

Juliano Gunello e Katia Marques, padrasto e mãe de Pedro Henrique Marques Rodrigues, o Pedrinho, morto em junho de 2008, foram condenados por tortura. A decisão é do Tribunal de Justiça e os desembargadores votaram de forma unânime.

Inicialmente, em primeira instância, a pena do casal foi de sete anos de prisão em regime semiaberto por maus-tratos. Com a nova tipificação, a pena de Juliano passa a ser de 10 anos, 10 meses e 10 dias e a de Katia 9 anos, 8 meses e 20 dias, em regime inicial fechado.

"O Tribunal de Justiça confirmou o meu entendimento a respeito da caracterização do crime de tortura seguida de morte e tendo em visto a reformulação da classificação a pena é adequada", diz o promotor José Roberto Marques, responsável pelo caso me primeira instância.

O advogado do casal, Luiz Carlos Bento, que pedia a absolvição do casal, aguarda a publicação do acórdão para estudar qual o recurso vai impetrar para reverter a decisão do TJ. "Vou recorrer, mas o recurso vai depender do que estiver no acórdão", afirma.

Ele explica que anexou na defesa que o raio-x feito em Pedrinho no hospital Santa Lydia não foi encontrada. "Quero este raio-x, porque a perícia diz que o menino tinha sinais de fratura de duas a três semanas na costela. Ele foi para a escola, visitou o pai biológico e não se queixou de dor? Quero este raio-x", diz o advogado. Ele também quer saber por que o TJ não aceitou o pedido dele para adiar o julgamento de ontem.

Morte

Pedro Henrique Marques Rodrigues, 5 anos, o Pedrinho, morreu em 12 de junho de 2008. Juliano Gunello e Katia Marques, padrasto e mãe do menino, foram acusados da morte.
De acordo com o IML (Instituto Médico Legal) a criança era vítima da síndrome da criança espancada e apresentava 65 equimoses pelo corpo. Ele também apresentava fratura no pulso o que pode ter resultado na embolia pulmonar que causou a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário