terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

2

24 ANOS À ESPERA DE JUSTIÇA - CASO ANASTÁCIO CASSARO


DEPOIS DE 24 ANOS DE IMPUNIDADE O JULGAMENTO É MARCADO!!!

O Julgamento dos mandantes da morte do prefeito Anastácio Cassaro tem data marcada para o dia 29 de março de 2011 a partir das 8:30h

Justiça seja feita...ainda que tardia é o que o povo Capixaba e todo Brasil espera!


Anastácio Cassaro, 59 anos, prefeito de São Gabriel da Palha-ES, foi assassinado, Vitória-ES, em 03/04/1986. O caso está impune há 24 anos.
A denúncia, enviada ao Ministério Público Estadual (MPES) e acatada pelo juiz Ronaldo Gonçalves de Souza, dá conta que a morte de Anastácio Cassaro foi arquitetada pelo filho do vice-prefeito do município na época, Fernando Lourenço de Martins, pelo médico Edvaldo Lopes de Vargas, Jorge Antônio Costa, Carlos Smith Frota e Luiz Carlos Darós que foram indiciados e tiveram prisão decretada em 15/04/1986, 12 dias após o crime e ficaram presos até 18/07/1986 mesmo ano quando passaram a responder o processo em liberdade. Em dezembro de 1986 o vice-prefeito, Frimino De Martins também foi incriminado e denunciado como um dos mandantes do crime. Os executores, José Sasso e Jorge Bilce, foram vítimas de envenenamento (o primeiro) e emboscada (o segundo) em Rondônia,  anos depois do crime.

O crime também foi qualificado como vingança por motivo torpe. Anastácio Cassaro era conhecido por sua rigidez e por não gostar de negociatas que afrontavam os direitos dos munícipes, contrariando o grupo, que se reuniu para tramar sua morte e entregar o cargo ao vice-prefeito Firmino de Martins, pai de Fernando de Martins. O ex-prefeito havia sido avisado que estava marcado para morrer pelo então vereador Adalton Martinelli, que denunciou ao secretário de Segurança Pública da época, Dirceu Cardoso, o envolvimento de Jorge da Costa, subdelegado de São Gabriel da Palha, na trama.

Ele havia sido exonerado e tinha um inquérito aberto contra ele por Anastácio Cassaro e, por vingança, se associou aos outros autores e ainda foi responsável por contatar e intermediar a contratação de Sasso para executar o crime. Jorge da Costa foi preso após o assassinato do prefeito e entregou os demais envolvidos na trama. O grupo confessou, em princípio, o plano, mas negou ter dado prosseguimento à idéia de matar Anastácio Cassaro. Tempos depois, por conta de habeas-corpus, Jorge foi colocado em liberdade.

O processo se arrasta há anos e a última testemunha do caso só foi ouvida em 1998. O crime foi encomendado pelo que ficou conhecido por um Consórcio do Crime, com interesses políticos na morte do ex-prefeito, Anastácio Cassaro. Os executores do assassinato de Anastácio Cassaro também foram vítimas de homicídio anos depois do crime.

Uma dos sete filhos de Anastácio Cassaro, Sandra Cassaro, diz que a família aguarda ansiosamente o julgamento dos acusados e espera que ele seja feito no prazo estipulado. Ela disse que a família estuda levar o caso ao Tribunal Penal Internacional, já que no crime falharam o Estado e o País, pois houve o aviso de sua premeditação e a investigação não foi feita e, mesmo após a execução, passaram-se mais de vinte anos para conduzir o caso a julgamento.

O crime não prescreveu porque a sentença de pronúncia foi dada 15 anos após o crime, em 2001, e isto para a contagem da prescrição.

Memorial Gabriela Sou da Paz: Anastácio Cassaro

SOLEADO - MEU PAI MEU HEROI


Este emocionante vídeo retrata o AMOR e a GRATIDÃO de uma filha pelo SEU PAI !

SANDRA CASSARO,
Como filha mais nova, na época foi poupada dos fatos pelos irmãos devido ao grande apego com o PAI. E hoje, mulher feita se deparou com a realidade que desconhecia a respeito da perseguição animalesca que SEU AMADO PAI SOFREU, e encampou incansavelmente uma luta em busca de justiça. E CONSEGUIU !

O JULGAMENTO DOS RÉUS ACUSADOS COMO MANDANTES DE TEREM MATADO SEU PAI, Começará dia 29 DE MARÇO DE 2011, a partir das 08:30.

”CONTAMOS COM O APOIO E PRESENÇA DE TODOS VOCÊS” !

JUSTIÇA BRASIL !!! 

2 comentários:

  1. Fizeram MEU PAI partir, deixando sulcos irreversíveis na minha alma.
    A GRATIDÃO que sinto, é fruto de tudo que aprendi com seus exemplos de vida !

    JUSTIÇA BRASIL !!!

    ResponderExcluir
  2. JUSTIÇA ESTÁ SENDO FEITA !
    Obrigada minha amiga querida pelo apoio ...

    JUSTIÇA BRASIL !!!

    ResponderExcluir