domingo, 27 de março de 2011

1

8 ANOS SEM GABRIELA PRADO MAIA RIBEIRO

Gabriela jamais será esquecida e seu nome se perpetuará como um Ícone contra a Impunidade!

O evento reuniu pessoas de todos os lugares...famílias que vêem no Movimento Gabriela Sou da Paz um grito por Justiça!

Os pais do jovem Elton de Oliveira Nascimento, assassinado em João Pessoa e os pais do jovem Luis Paulo Oliveira Barbosa, assassinado em São Paulo estiveram presentes a homenagem e puderam também expor um pouco de suas dores...além de no varal expormos vítimas de todos os estados, casos de vítimas de violência no trânsito, bala perdida, casos de erros médicos, entre tantos outros que continuam impunes.

Foram centenas de camisetas expostas...famílias que nos enviaram camisetas de diversos estados; Rio Grande do Sul, João Pessoa, Brasília, Curitiba, Belém, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e em cada rosto uma dor, uma saudade, tristeza e revolta.

Assim como disse o Juiz Marcelo Alexandrino da Costa que estava presente à homenagem e disse à reportagem:

— Sou juiz e agora sei, na pele, que as pessoas vítimas da violência se tornam invísiveis.


Mais fotos do evento podem ser vistas nesse link: Álbum do Orkut

Carlos Santiago e Sandra Domingues

8 ANOS SEM GABRIELA

Para lembrar os oito anos de morte de Gabriela Prado Maia Ribeiro - que morreu aos 14 anos ao ser atingida por uma bala perdida no metrô, em 2003 - o pai da menina, Carlos Santiago, promoveu uma manifestação pela paz e contra a impunidade na manhã deste sábado, em frente à Igreja de São Francisco Xavier, local onde a adolescente foi baleada.

Dois varais com dezenas de camisas estampadas com fotos de vítimas da violência foram estendidos no local:

— Resolvi fazer essa manifestação em solidariedade às famílias que, assim como eu, estão sofrendo com a violência. A minha esperança é que o número de fotos nesse varal pare de crescer — afirmou Carlos Santiago.

Muitos parentes de vítimas, vindos até de outros estados, compareceram ao encontro.

O casal José Antônio e Adriana Barbosa e o filho Lucas, vieram de São Paulo especialmente para participar da manifestação:

— Meu filho, Luis Paulo Oliveira Barbosa, foi assassinado em dezembro de 2010 por um professor da Fatec Tiradentes, que continua dando aulas até hoje. Viemos aqui para confraternizar com nossos amigos, e porque queremos justiça. A dor é eterna, mas a punição do responsável ajuda a aliviar o coração — afirmou José Antônio

Adriano de Franco, de 28 anos, irmão da engenheira Patrícia, desaparecida desde 2008, também marcou presença no evento:

— A gente precisa unir forças para lutar contra a violência e pedir empenho da justiça para casos não resolvidos.

Carlos Santiago diz que mantém contato com centenas de famílias vítimas da violência para oferecer ajuda e apoio psicológico:

— Já passei por uma tragédia e entendo como as famílias se sentem. Somos todos irmãos na dor. Conheci muitas pessoas, através do site www.gabrielasoudapaz.org, em que as pessoas podem entrar em contato comigo e se cadastrar para receber e-mails dos nossos movimentos.
O juiz Marcelo Alexandrino da Costa, que em outubro de 2010 foi baleado junto com os filhos em uma blitz da Polícia Civil, fez questão de comparecer à manifestação:

Sou juiz e agora sei, na pele, que as pessoas vítimas da violência se tornam invísiveis. Eu e meus filhos estivemos entre a vida e a morte, e até agora os policiais que atiraram na gente não foram denunciados. 

O advogado Cacau de Brito, de 53 anos, presidente do Movimento Rio Pede Paz — que presta apoio jurídico às famílias vítimas de violência — aproveitou a manifestação para anunciar um abaixo-assinado em prol das vítimas de bala perdida:

— Quero que as famílias recebam indenização sem a necessidade de aguardar o processo judicial, que em alguns casos podem levar anos. Algumas pessoas já conseguiram esse benefício, então eu quero estendê-lo à todas as famílias vitimadas.

Fonte: Extra Globo

Um comentário:

  1. Parabéns lindo mesmo, a Gabriela está com certeza orgulhosa e feliz por ter deixado plantada esta sementinha poderosa que gerou tantos frutos....
    Bjs
    Elizabeth Metynoski
    Movimento Giorgio Renan Por justiça

    ResponderExcluir