sábado, 20 de agosto de 2011

1

Manifesto na praça da Sé reuniu parentes de vítimas da violência



Centenas de pessoas realizaram um ato na frente da praça da Sé, no central da capital paulista, na manhã de sexta-feira (19/08/2011), com o objetivo de divulgar a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência.

Os participantes são parentes e amigos de vítimas da violência de São Paulo. O manifesto foi organizado pelo UDVV (União em Defesa das Vítimas da Violência) e busca conseguir apoio para as vítimas da violência e chamar a atenção das autoridades.

Os manifestantes começaram se reunir na praça da Sé por volta das 9h30 e iniciaram o manifesto às 11h. Das 12h às 13h, o grupo participou de uma missa dentro da catedral, regida pelo Padre Valter e ao final da missa fizeram uma caminhada até o Tribunal de Justiça do Estado.

Entre os participantes do movimento estava Masataka Ota e sua mulher, a deputada federal Keiko Ota, pais do menino Ives Ota, que foi assassinado em 1997 por sequestradores;

O casal Jorge Damus Filho e Teresinha Damus, pais do jovem Rodrigo Balsalobre Damus, assassinado em 1999, vítima de latrocínio;

Ari Friendenbach, pai de Liana Friedenbach, vítima de estrupo, seguido de morte em 2003;

O casal Antonio e Adriana Barbosa, pais do jovem Luis Paulo Oliveira Barbosa, assassinado em 2010, por um professor da FATEC;

Valquíria Marques, mãe do jovem Wagner Marques Azevedo dos Santos, assassinado aos 15 anos, por policiais, e se vivo, em 19/08 teria completado 30 anos de vida;

Estiveram presentes também familiares do jornalista, Walter Pimentel, assassinado no começo do mês de agosto, num assalto a um supermercado, na zona Norte de São Paulo. 

Entre outros familiares de vítimas da violência, ativistas e pessoas da sociedade cível que apoiaram o Ato e que acreditam que a Frente Parlamentar seja o inicio de uma luta que há tempos buscam; que as vítimas da violência sejam assistidas e tenham, se não mais, pelo menos, os mesmos direitos e respaldo que as famílias dos criminosos hoje possuem.

Sandra Domingues, ativista e voluntária do Movimento Gabriela Sou da Paz que apóia a Frente Parlamentar  esteve presente e ressalta:

"Os assassinos são protegidos pelos direitos humanos, os menores infratores são assistidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas para as vítimas de violência, quem é por eles?"
Entre os temas defendidos pela Frente Parlamentar estão o apoio psicológico, jurídico e financeiro às famílias de vítimas, além da revisão do Código Penal.














Um comentário:

  1. Pode contar comigo e com meu marido no que precisar estava tudo certo para eu ir até ai, mas por problema de saúde não fui. Parabéns e Obrigado a todos pelo que estão fazendo para conseguir um mundo melhor.

    ResponderExcluir