sábado, 24 de setembro de 2011

1

Deputada Keiko Ota e integrantes do Grupo UDVV visitam o CRAVI


Deputada Keiko Ota e integrantes do Grupo UDVV (União em Defesa das Vítimas de Violência) visitam o CRAVI

Na tarde de sexta-feira, 23/09/2011 a Deputada Federal Keiko Ota e integrantes do Grupo UDVV (União em Defesa das Vítimas de Violência) fizeram uma visita ao CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima), situado no Fórum da Barra Funda, em São Paulo.

O grupo foi recepcionado pela coordenadora do CRAVI, Dra. Cristiane Pereira, e apresentado aos demais integrantes; psicólogos e assistentes sociais, que fizeram a apresentação do ambiente e falaram sobre o trabalho desenvolvido, com as vítimas de violência (entende-se como vítima de violência, vítimas de crimes).

O CRAVI existe há 13 anos e visa acolher o usuário (vítima) da melhor forma possível. Preza acolher o usuário, conforme ele se apresenta e não o crime em si, ou seja, saber como ele está e traçar planos de trabalho para ajudá-lo "resignificar a vida".

Formado por 5 estagiários do Ministério Público, 3 psicólogos e 2 assistentes sociais atendem uma média de 70 a 120 casos por mês. É feito o contato verbal com a vítima, através de uma triagem e encaminham para um acompanhamento psicológico, social e jurídico, de acordo com a necessidade de cada caso e as 3 áreas atuam juntas.

O objetivo é conseguir com que os usuários (vítimas) se conscientizem que de é impossível esquecer, porém é possível transformar e conseguir que, no futuro, auxiliem outras vítimas, formem grupos de auto-ajuda. Trabalho esse que tem sido feito, de forma similar, pela deputada Keiko Ota e seu esposo Masataka Ota, nesses 14 anos de luta, se solidarizando a outras famílias, vítimas de violência e se unindo a outros Movimentos que lutam por Paz e Justiça.

A deputada fez uma apresentação da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e os objetivos do Grupo UDVV.
A visita foi para conhecer o trabalho do CRAVI e a proposta da deputada Keiko é levar o projeto aos deputados e posteriormente ao governador para que, através de decreto, esse serviço seja expandido e o atendimento seja feito em várias regiões, pois hoje o atendimento do CRAVI é exclusivo em São Paulo, atendendo somente no Fórum da Barra Funda e a idéia é ampliar a rede de atendimento, para que esse serviço, de forma permanente, possa atender um número maior de vítimas.

A deputada Keiko defende ainda a ideia de aplicar seminários regionais para que se crie modelos de atendimento à vítima.

O pessoal do CRAVI foi muito receptivo e acolhedor com o grupo e ficamos satisfeitos com o trabalho que nos foi apresentado.
Foi um encontro muito produtivo e vamos procurar trabalhar juntos na divulgação desse atendimento e lutar para que seja ampliado.

Lembrando que esse atendimento é gratuito e é um direito das vítimas de violência.


Apesar de 90% dos usuários (vítimas), segundo informações passadas por eles, se dizerem satisfeitos com o respaldo que receberam, sabemos que ainda é muito tímido, diante do números de vítimas que acontecem a cada dia no Brasil, então é necessário cobrarmos dos nossos governantes que esse tipo de atendimento seja ampliado e atenda todas as vítimas de violência. 
Que seja um direito adquirido e que a vitima seja assistida já na delegacia, no ato da ocorrência, encaminhada para o CRAVI para que possa ter atendimento psicológico, social e jurídico do começo ao fim do processo. Esse é também um dos objetivos da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência criada, em 24 de agosto de 2011, pela deputada Federal Keiko Ota.


Um comentário:

  1. Memorial Gabriela Sou da Paz

    O psicologo Bruno ficou encantando com o trabalho desenvolvido pelo Movimento Gabriela Sou da Paz, com o Memorial das Vítimas de Violência, e disse que vai indicar para as famílias de vítimas, que os procuram, pois muitas manifestaram o desejo de ter o caso divulgado e o memorial serve, além de homenagear as vítimas de violência, como um alerta para a sociedade e uma forma de cobrarmos das autoridades os casos que continuam impunes.

    E se prontificou a divulgar o Memorial da Gabriela e o Blog da União das Vítimas de Violência.

    Memorial Gabriela Sou da Paz:
    http://www.gabrielasoudapaz.org/memorial

    Blog: UDVV (União em Defesa das Vítimas de Violência)
    www.udvv.com.br

    ResponderExcluir