quinta-feira, 15 de março de 2012

0

Justiça Feita para os meninos da Serra da Cantareira


Ademir Oliveira Rosário, de 36 anos, também conhecido como Maníaco da Cantareira, foi condenado, na noite de terça-feira (13), a 57 anos de prisão pelas mortes dos irmãos Francisco Ferreira de Oliveira Neto, de 14 anos, e Josenildo José de Oliveira, de 13, na Serra da Cantareira em 22 de setembro de 2007. 

A decisão do juiz Gilberto Ferreira da Cruz, do Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, fixou para o início do cumprimento da pena o regime fechado, negado o recurso em liberdade.

A sentença afirmava que, "por se tratar de réu perigoso e violento, reedito e ratifico o decreto de prisão preventiva, visto que os seus pressupostos fáticos e requisitos jurídicos (genéricos e específicos) estão até agora presentes e reforçados, em especial a necessidade do Estado materializar a efetiva aplicação da lei penal e garantir a ordem pública".

O outro acusado de cometer os crimes junto com Ademir, Élson José Messagi, foi condenado em outubro de 2009 a 31 anos de reclusão. 



Bastante emocionada, a mãe dos meninos, Rita de Cássia Alves de Oliveira, diz que a justiça foi feita, mas também culpa o Estado. 

- Em minha opinião, ele não deveria ter saído nunca de onde ele estava porque ele é uma pessoa que não pode estar junto da sociedade. 

Rita também disse que sentiu nojo ao ouvir o depoimento de Rosário, que durou cerca de 20 minutos – ele chegou a dizer que só matou um dos garotos. 

- Senti nojo e muita revolta ao ouvir o que ele fez com os meus filhos. Saber é uma coisa, mas ouvir da boca dele é outra completamente diferente.


O Movimento União em Defesa das Vítimas de Violência acompanhou o julgamento e prestou solidariedade. Os integrantes do coletivo levaram cartazes que diziam que os garotos foram vítimas das brechas da lei. 

O advogado Marcos Figueiredo Martins, que fez a defesa de Rosário, tentou usar o argumento de que seu cliente era deficiente mental e deveria ser instalado em um hospital psiquiátrico, e não em uma cela comum. 

O julgamento durou cerca de seis horas e não teve testemunhas e foi composto por dois homens e cinco mulheres. 

Mortes
De acordo com a Polícia Civil o réu confessou matar os irmãos na mata. Ele também teria abusado sexualmente das vítimas antes de matá-las. O Maníaco da Cantareira já cumpria pena por outros crimes. Ele estava preso na Casa de Custódia de Taubaté, cidade a 130 km de São Paulo, onde teve uma avaliação psiquiátrica que comprovou uma "tendência psicopata". 

Mesmo com esta comprovação, em setembro de 2006, Rosário foi transferido para o Hospital Psiquiátrico de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde conseguiu autorização da Justiça para passar os fins de semana fora da cadeia e ficar mais próximo da família, que morava na Serra da Cantareira. 

Nos fins de semana, no meio da mata, Rosário atacava os adolescentes. Às segundas-feiras, o maníaco voltava para o hospital, sem despertar suspeitas. Além do duplo homicídio, Rosário também responde por crime de atentado violento ao pudor de 19 jovens. 

Fonte: R7

Link Relacionado:

JULGAMENTO DO MANÍACO DA CANTAREIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário