quarta-feira, 3 de abril de 2013

4

O que aconteceu com o pequeno Lukas Wesley ?!


O que aconteceu com essa criança ?!

Peço a atenção das autoridades, da mídia e de toda sociedade para esse triste caso, que 6 meses atrás teve grande repercussão e agora esquecido...mas o pequeno Lukas Wesley Barbosa continua desaparecido e o caso é envolto em mistério.

O "menor" que confessou ter sequestrado e matado o pequeno Lukas está preso na Fundação Casa, porém o corpo da criança até hoje não foi encontrado e segundo relatos da mãe da criança, o então menor, apontado como o raptor, tem problemas mentais e não sustenta a versão dada pela polícia...ele confirma aquilo que lhe perguntam, seja negando ou afirmando alguma coisa.

Será que esse "menor" não foi usado como bode expiatório para abafar o caso e dar uma resposta para a família e para a sociedade? Será que é ele mesmo o autor do crime? Existe grande possibilidade, como acredita a mãe do pequeno Lukas, de que ele esteja vivo e de que esse "menor" esteja preso injustamente...pois ainda segundo a família do pequeno Lukas, o menor nem se parece com o do retrato falado e muito menos fala coisa com coisa.


Peço que por favor leiam a carta que a Cintia, mãe do menino Lukas, enviou as autoridades competentes e fiquem em cima desse caso, para que não caia no esquecimento e muito menos que o Lukinhas seja apenas mais um na estatística.

Em nome do grupo Justiça é o que se Busca, da família do pequeno Lucas Wesley e de toda sociedade, que chora e clama pela volta dessa criança, agradeço-lhes pela atenção.

E-mail enviado, pela mãe do pequeno Lukas, as autoridades competentes:

De: Cintia da Silva Barbosa
Data: 30 de março de 2013 04:11
Assunto: : Reabertura do caso de Lukas Wesley Barbosa (3 anos). Criança desaparecida em 23/09/2012.
Para: seguranca@sp.gov.br, pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br
Cc: dh@mp.sp.gov.br, infancia@mp.sp.gov.br, ouvidoria@mp.sp.gov.br


Srs. Da Secretaria de Segurança Pública, representada pelo Sr. Fernando Grella Vieira e Ministério Público do Estado de São Paulo, representados pela secretaria de Direitos Humanos e Infância e Juventude, venho por meio desta fazer um apelo junto à Sociedade Brasileira sobre reabertura do caso do meu filho, Lukas Wesley Barbosa, 3 anos, desaparecido em 23/09/2012 na cidade de São Paulo.

Meu filho desapareceu na porta da casa no dia 23/09/2012. Testemunhas disseram ter visto ele pela última vez na companhia de um adolescente, no qual, depois foi feito um retrato falado amplamente divulgado na mídia. O adolescente foi reconhecido e apreendido. Quando apreendido, disse ter levado meu Lukas até a Praça da Sé, onde entregou-o a uma mulher.

Após esse relato, o adolescente mudou sua versão, dizendo ter abusado sexualmente e matado meu filho, e após isso jogou-o de cima da ponte de um córrego, no bairro Aricanduva, Zona Leste de São Paulo. O Corpo de Bombeiros na época fez buscas no córrego e nenhum corpo ou pistas sobre o meu filho foram encontradas. Na época inclusive foi divulgada que assim que o Corpo de Bombeiros tivessem informações precisas sobre o corpo, as buscas seriam retomadas imediatamente. Onde estão essas buscas?! Onde está meu filho?!
O delegado da divisão da Delegacia de Desaparecidos e Divisão Antissequestro, Sr. Joaquim Dias Alves, na época disse “ter fortes indícios da autoria e materialidade do crime”. Sr. Joaquim, materialidade de um crime é o quê, um corpo?! Onde estão as provas?!

O que eu, como mãe, cidadã brasileira pergunto há 6 meses é:

1. Como o Estado que tem o orgulho de ter um programa “São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos”, lançado em 25/05/2012, pode tratar com tanta omissão e descaso o desaparecimento de uma criança de apenas 3 anos de idade? Como?!

2. Que ações foram feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, representada pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas, para dar uma resposta definitiva à minha família em relação ao meu filho?

3. Que ações foram feitas pela Secretaria de Segurança Pública em relação ao meu filho, obedecendo a lei federal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?! Lei essa que estabelece no Capítulo VII, “§2o A investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes será realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo-lhes todos os dados necessários à identificação do desaparecido.”

4. Como um caso que teve uma considerável repercussão na mídia, não teve resposta efetiva sobre o encontro de um corpo ou mesmo direcionamento das investigações de que realmente meu filho foi entregue a uma pessoa na Praça da Sé? E em se tratando da entrega de uma criança na Pça. Da Sé, câmeras de vigilância foram analisadas? Como esse adolescente se dirigiu à Praça da Sé; onde estão os registros de bilhetes de ônibus?

5. Por que temos tantos casos de crianças e adolescentes desaparecidos (368 casos) registrados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP, sem solução, sem direcionamento? Casos como Larissa Izabel Heymer (BO 1610/2011), Lucas Fuzaro Mori (BO 113/2011), Lucas Pereira (1751/2008), Hugo Ribeiro (desaparecido em 07/2007) dentre tantos outros?! E meu filho, onde está?!

6. Por que o BO do meu filho (Queixa 15826/2012, BO 5220/2012) ainda consta como criança desaparecida, sendo que a polícia diz “ter fortes indícios da autoria e materialidade do crime”. Ora Srs., insisto em perguntar; a materialidade de um crime é um corpo?! Onde está?!

7. A perícia na época verificou condições meteorológicas (tempo) para saber se no córrego realmente foi jogado uma criança e o mesmo foi arrastado pela água até desembocar em algum rio? Onde está o meu filho?!
Srs., eu preciso de respostas! Minha família precisa de respostas! É inconcebível que o Estado, representado pela Secretaria de Segurança Pública para o caso de desaparecimentos, não tenha respostas quanto ao caso do meu filho após 6 meses. O pior de tudo, o caso está praticamente arquivado!Não podemos conviver com o descaso e omissão do Estado! Se preciso for, vou até as últimas consequências para obter respostas sobre o meu filho!

Cíntia da Silva Barbosa, mãe de Lukas Wesley Barbosa (3 anos), desaparecido em 23/09/2012, na cidade de São Paulo-SP.

4 comentários:

  1. E-mail de Retorno recebido em 22/05/2013

    De: Infancia e Juventude_CAOCível [mailto:infancia@mp.sp.gov.br]
    Enviada em: quarta-feira, 22 de maio de 2013 19:45
    Para: 'Sandra Domingues'
    Assunto: RES: Ao Ministério Público do Estado de São Paulo e à Imprensa em Geral - Peço a atenção para esse caso

    Prezada Senhora Sandra,

    Em atenção ao seu e-mail, informo a Vossa Senhoria que o caso já está com acompanhamento das autoridades envolvidas na elucidação do ato infracional e na busca da criança desaparecida.

    Esclarecemos que o Centro de Apoio Cível (núcleo de educação e Infância e Juventude) é órgão apenas de orientação e apoio aos Promotores de Justiça da Capital e do Estado de São Paulo. A orientação à população em geral e eventuais providências a serem tomadas no caso apresentado pelos cidadãos caberá a Promotoria de Justiça, que é órgão de execução.

    Atenciosamente,

    Secretaria do CAO Cível (núcleo de educação e Infância e Juventude)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sandra, que lindo trabalho. Continue sendo um anjo terrestre e leve conforto as pessoas.Tudo tem o porque na casa do pai, mas independente disto temos que lutar pelo bem do próximo e ajudar o quanto possível. Eu sugiro que a mãe do Lukas Wesley procure Associação Horizontes : São Paulo/SP | Travessa Calado, 09 | Liberdade | São Paulo | SP | CEP: 01504-020 | Fone/fax: +55 (11) 3554-3205 ou 3208-3847 ( Talvez a Educadora Social da Fundação Casa aonde o suspeito está pode ajudar com alguma informação ). Deus abençoe o Lukinhas e teremos um final feliz.Cintia Sempre Acredite !

    ResponderExcluir
  3. Reportagem feita pelo Balanço Geral, exibida em 28/11/2013

    Cadê Você? Menino de três anos some misteriosamente em frente de casa

    http://videos.r7.com/cade-voce-menino-de-tres-anos-some-misteriosamente-em-frente-de-casa/idmedia/5297944b0cf2832d9971042d.html

    ResponderExcluir
  4. Abaixo assinado para reabertura do caso Lukas Wesley da Silva

    http://www.peticaopublica.com.br/widgets/pwidget.aspx?pi=BR76088&t=1

    ResponderExcluir