quinta-feira, 25 de agosto de 2011

0

Vítimas de Violência contam pela primeira vez no Brasil com uma Parlamentar em sua Defesa





Os primeiros passos foram dados para que os direitos humanos também alcancem as vítimas de violência no Brasil, com o lançamento oficial na última quarta-feira, dia 24 de agosto, da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência, ocorrido em Brasília, no Auditório Freitas Nobre, na presença de diversos parlamentares e famílias. Esta é a primeira Frente com este propósito no país.
“Agora, o principal objetivo desta frente será a mobilização da sociedade civil, do poder público e dos parlamentares para que o apoio seja efetivo à luta em defesa dos direitos das vítimas de violência. E consequentemente, a justiça e a paz sejam alcançadas", disse a deputada Keiko Ota, idealizadora e presidente da Frente. 
O senador Wellington Dias, vice-presidente da Frente Parlamentar, adiantou que será criado um cadastro nacional das vítimas de violência: “com a criação de um cadastro, onde as famílias possam relatar o ocorrido, poderemos mapear os estados e municípios mais violentos e, assim, aplicar a política pública correta”.
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado, também membro da Frente, parabenizou a iniciativa e ressaltou que: "diante de tantas frentes existentes nesta casa, faltava uma que cuidasse das famílias vítimas da violência. Parabéns deputada Keiko Ota”
A Subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), Valéria Velasco, também compôs a mesa e, na ocasião, explicou para os presentes o trabalho desenvolvido pelo órgão e finalizou informando que pretende estender os programas para todos os Estados.
A última a falar foi a líder do Movimento Maria Cláudia pela Paz, Cristina Del’Isola, que lembrou o sofrimento dessas famílias quando vítimas. “Familiares de vítimas são condenados duas vezes. Primeiro com a prisão perpétua causada pelo medo e pesadelos. Segundo, com a pena de morte, por meio de um envenenamento a conta-gotas promovido pelo descaso, a prepotência, a insensatez embutida na corrupção da impunidade e de um ultrapassado código penal”, desabafa.
Com esta iniciativa a deputada federal Keiko Ota, presidente da Frente, deu um grande passo na luta por  uma vida mais justa aos vitimados. Muitos parlamentares manifestaram apoio e se comprometeram com a causa, como por exemplo, o senador José Sarney e a ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva.
A Frente Parlamentar tem como principais metas trabalhar para que as vítimas recebam um auxílio financeiro. De acordo com a deputada, muitas famílias passam a enfrentar dificuldades financeiras em função da instabilidade emocional provocada pela violência sofrida.
Além de fomentar a discussão da revisão do Código Penal, para assegurar que as penas fixadas pelos Tribunais do Juri e juízes singulares sejam realmente cumpridas e fazer ser aplicado o artigo 245 da Constituição Federal, definindo assegurando os direitos das vítimas de violência. 
Apresentar medidas concretas que contribuam para a retirada do Brasil do topo do ranking mundial de homicídios e, no âmbito das políticas públicas, estimular a criação de secretarias de atendimento multidisciplinar que assistam às vítimas de violência – em níveis nacional e estadual –, bem como de frentes parlamentares semelhantes nas assembléias estaduais também fazem parte dos objetivos desta Frente Parlamentar.
O deputado federal Romário, o desembargador do Estado do Rio de Janeiro, José Muños Piñeiro Filho, e dezenas de famílias vítimas de violência e movimentos da sociedade civil em defesa da paz estiveram presente ao lançamento e apoiando a causa.
No total, além das famílias e movimentos de todo o Brasil, 262 deputados e 12 senadores já integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência.

Débora Corbe (11) 7011-3086
WFtorres Comunicação Integrada
wftorrescomucacao@gmail.com


Links Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário